Cabelo ressecado: saiba como cuidar

Cabelo ressecado: saiba como cuidar

O cabelo ressecado, especialmente devido a procedimentos químicos (coloração, alisamento, entre outros) tem o pH alterado. Por isso, é considerado mais alcalino. Isso faz com que ele sofra bem mais as consequências que, normalmente, já prejudicam os cabelos, como os efeitos do sol e a poluição.

Por essa razão, é importante saber como cuidar para que esses problemas sejam revertidos. Quer saber como cuidar do seu cabelo ressecado? Continue a leitura desse post!

Lave os cabelos com o shampoo adequado

Para pessoas com o cabelo ressecado o ideal é lavar o cabelo apenas 2 vezes na semana. Assim, a camada de oleosidade natural dos fios é mais preservada. O shampoo ideal para o cabelo ressecado é aquele que contém substâncias para equilibrar o pH dos cabelos. Uma delas é o ácido glicólico.

Os shampoos com pH neutro também podem ser utilizados, especialmente em casos de cabelos com química, seja ela qual for.

Use o condicionador para o seu tipo de cabelo

O condicionador é mais que um produto que ajuda a desembaraçar os fios na hora de pentear. Ele ajuda a simular o sebo produzido naturalmente pelo couro cabeludo, o que torna os cabelos mais brilhantes, macios e, claro, fáceis de pentear.

A hidratação do condicionador dura pouco tempo, só entre uma lavagem e outra, por isso o uso deve ser constante. Se o couro cabeludo for seco, além do cabelo estar ressecado, será necessário intensificar o uso de condicionadores. Mas sempre escolha produtos de acordo com o seu tipo de cabelo.

Regule a temperatura da água na hora do banho

Sim, a água, quando quente demais, pode prejudicar bastante os cabelos. O mais indicado em caso de cabelo ressecado é deixá-la morna ou quase fria. A água quente remove a gordura dos fios, aquela que é responsável por deixar os cabelos sedosos. Logo, o resultado será um ressecamento maior.

A temperatura do chuveiro mais amena evita também que o couro cabeludo fique oleoso demais.

Faça uso do leave-in no cabelo ressecado

Se os cabelos sofrem com os efeitos do sol, é preciso protegê-los. Considere o leave-in como se fosse o seu protetor solar dos cabelos.

Existem opções de cremes que não deixam resíduos e não necessitam enxágue, ideais para essa função de proteção dos raios ultravioleta. Sempre escolha um leave-in de acordo com as necessidades das suas madeixas.

Invista em máscaras de hidratação

Uma boa hidratação faz toda a diferença em um cabelo ressecado. Duas vezes por semana, no lugar do condicionador, é indicado usar a máscara de hidratação quando o cabelo está muito danificado. E você pode fazer em casa mesmo, a hidratação do salão só é indicada uma vez ao mês.

Lembre-se de, assim que sair do banho, retirar a umidade do cabelo antes de aplicar a máscara. Assim o produto age mais profundamente e não corre o risco de escorrer. Se necessário, use ampolas de hidratação nos fios para um efeito mais rápido.

Como vimos, não há nenhum mistério na hora de cuidar de um cabelo ressecado. Se você investir nos cuidados que citamos aqui no post, verá que os resultados valerão a pena e os cabelos estarão recuperados dos danos e lindos!

Curtiu as dicas? No site da Luzzala Cosméticos você encontra tudo o que precisa para manter seus cabelos lindos e saudáveis!

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.